Busque seus direitos, jornalista!

Última Atualização:
April 26, 2021

    Para os jornalistas profissionais, que exercem o trabalho intelectual de buscar informações e de fazer a redação de notícias e artigos, segue alguns direitos da sua categoria:

    A duração normal da jornada de trabalho dos jornalistas empregados não deve ultrapassar 5 horas, tanto de dia quanto de noite. Essa duração pode ser aumentada para 7 horas, desde que haja acordo escrito que também estipule o aumento do salário e fixe um intervalo para repouso.

    A redução da jornada de trabalho dos jornalistas para 5 horas levou em consideração o nível de estresse da profissão jornalística, sendo vista, portanto, como uma medida de segurança e saúde no trabalho.

    Importante lembrar que o tempo em que o empregado jornalista está à disposição da emissora/rádio/tv para a cobertura de uma matéria, estando com um meio de comunicação conectado a empresa, também será considerado como horas de trabalho. Sendo assim, o que for excedente as horas previstas deverá ser contado como horas extras.

    De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2018/2020, que abrange a categoria dos jornalistas profissionais do Paraná, o piso salarial, para uma jornada de cinco horas, não pode ser abaixo de R$3.452,49. Outros direitos previstos na CCT é de que as horas extraordinárias devem ser remuneradas com 100% de acréscimo.

    Quer saber mais sobre os direitos previstos para os jornalistas ou para outras profissões? Entre em contato com um advogado especialista!

QUERO UMA CONSULTA