Como evitar cair em golpes com o Pix?

Última Atualização:
August 9, 2021

Não sabe como se proteger de golpes com o Pix? Leia o artigo e saiba como evitar essas situações!


O Pix surgiu com o objetivo de trazer facilidade e segurança nas transações financeiras, e vem sendo cada vez mais utilizado pela população. Contudo, juntamente com esse uso, vem aumentando o número de golpes com o Pix. 

Neste artigo, falaremos um pouco sobre como você pode se proteger de tal situação.

O que é PIX?

O  PIX é uma forma de pagamento instantânea, criado pelo banco central, que possibilita os usuários a fazerem transações financeiras em menos de dez segundos. 


Ele veio com uma promessa de facilitar as transferências de dinheiro, pois mesmo que o envio seja feito para bancos diferentes, o dinheiro cai na hora na conta.


Entendendo o problema


Vem crescendo o número de pessoas que denunciam ter sofrido algum golpe com o Pix. O fato das transferências serem rápidas e gratuitas possibilita que os estelionatários consigam movimentar o dinheiro de forma muito rápida. 


Com isso, a vítima tem menos tempo para perceber o que aconteceu e cancelar a operação. 



Os golpes com o Pix tendem a acontecer através do roubo de dados das vítimas, também conhecido como phishing.


Geralmente, as mensagens que são compartilhadas com a intenção de aplicar um golpe são bem chamativas, e o golpista se passa por instituições em que as vítimas fazem o registro da chave Pix, através de sites falsos. 


Essas mensagens podem vir através de vários canais, como e-mail, redes sociais e até SMS.


Dessa forma, os usuários fornecem os dados de sua chave Pix e assim os golpistas tem todo acesso às informações. E muitas vezes o estelionatário pede informações bancárias e até autenticação de senha. 


Como se proteger de golpes com o PIX


Para não cair em golpes com o Pix, o usuário deve tomar os mesmo cuidados que adota ao fazer qualquer transação bancária. Algumas dicas para evitar cair nesse tipo de situação são:


  • Não clique em nenhum link recebido através de redes sociais que direcionam o usuário para realizar um cadastro de Pix;
  • Faça o cadastro de suas chaves apenas nos aplicativos oficiais de seu banco;
  • Nunca forneça sua senha de acesso de seus aplicativos bancários.


Existem muitos outros cuidados que podem ser tomados, mas se você tomar cuidado com essas três, dificilmente cairá em algum golpe.


Contudo, essa situação ainda pode ocorrer, pois a cada dia que passa as técnicas de golpe estão cada vez mais sofisticadas.


 Por isso, caso você passe por isso, não se preocupe. Podemos te ajudar a lidar com esse problema, de forma rápida e segura. Você não precisa lidar com tudo isso sozinho. Aqui o seu problema é nosso problema!

confira:

QUERO UMA CONSULTA