Como você pode se proteger de golpes em compras na internet?

Última Atualização:
July 27, 2021

Quer saber como se proteger de golpes em compras online? Leia o artigo e saiba mais!


Em um artigo anterior, falamos um pouco a respeito de golpes, e o quanto ele está cada vez mais frequente em nosso cotidiano. Cada dia que passa, consumimos e compramos mais produtos da internet e estamos mais suscetíveis a sofrer algum tipo de golpes em compras online.


Por isso, falaremos hoje sobre como identificar e se proteger dessas situações.




Entendendo o problema


Devido a pandemia de Covid-19, as compras e vendas na internet aumentaram muito. Com esse aumento, o número de golpes também se multiplicou. De acordo com o Instituto de Segurança Pública, em março de 2021 foram feitas  301.672 denúncias sobre golpes em compras online.


Esse número de casos é muito grande e causa bastante preocupação, principalmente pelo fato das lojas online serem uma tendência cada vez mais forte.


Existem diversas formas de aplicação de golpes em compras na internet. Falaremos sobre os mais importantes, para que você se previna e não caia em nenhum deles.


Perfil clonado


Nesse tipo de golpe, o fraudador faz uma página nas redes sociais igual as das empresas verdadeiras e atrai as pessoas com sorteios falsos, vantagens grandiosas ou até mesmo se identificando como apenas um canal de resolução de problemas da empresa em questão.


Quando a pessoa insere os dados nesta página falsa, o golpista os utiliza para aplicar golpes no cliente.


Por isso, sempre se comunique com as empresas através dos portais oficiais. Assim, você evitará  ter seus dados roubados.


Falso pagamento


Mais um dos golpes em compras, é o do falso pagamento. Ele  ocorre quando uma pessoa se passando por compradora, apresenta interesse em um determinado produto ou serviço vendido em plataformas online e fecham o negócio. Contudo, ao apresentar o pagamento, ela utiliza comprovantes modificados ou falsos.


Para se prevenir desse tipo de golpe, sempre verifique sua conta antes de enviar o produto, e veja se o saldo pago realmente caiu.


Intermediário para veículos


Este golpe é muito comum e está sendo cada vez mais usado. Nessa situação, os golpistas pegam se apropriam dos anúncios de outras pessoas e utilizam como se fossem seus, e recebem o pagamento do comprador interessado no veículo.


Evite cair nesse tipo de golpe, evitando intermediários na compra. Tenha certeza de estar conversando sempre com o proprietário. Também desconfie de ofertas muito baixas e atrativas.




Caiu em um golpe em compras na internet? Saiba o que fazer!

Apesar de todas as dicas que demos e de todos os cuidados, sabemos que todo mundo está suscetível a cair em um tipo de golpe um dia. 


Então, se você está em uma situação semelhante, daremos algumas sugestões dos passos que você pode seguir.


Primeiramente, se a compra foi feita no cartão, você pode consultar o seu banco e pedir o cancelamento do pagamento. Normalmente essas solicitações são bem tranquilas, e o consumidor consegue o dinheiro de volta.


Uma outra opção, é juntar todas as provas e documentos, e acionar o Procon. Forneça o máximo de informações sobre seu caso, como capturas de tela de pagamento e tentativas de contato com a pessoa.


Se nenhuma dessas opções forem suficientes, é hora de você procurar a justiça.


Sabemos o quanto é cansativo e desesperador estar em um processo, por isso nós estamos disponíveis para te ajudar! 


Se você caiu em um golpe de compra na internet, deixe conosco! Iremos te ajudar a resolver essa questão! O seu problema será nosso problema, e você não terá que se preocupar com mais nada!


QUERO UMA CONSULTA