Qual a importância do consumo virtual?

Última Atualização:
September 1, 2021

Você sabe qual a importância do consumo virtual e como ele afeta a sua vida? Leia o post até o final e descubra como!

Cristiane Martins
Especialista em Direito Civil e Direito da Família

As relações comerciais evoluíram de tal forma no mundo moderno, que a internet já está consolidada como uma ferramenta essencial para a geração de negócios. O consumo virtual já é um fato consolidado.


Se a empresa ainda não tem um sistema de vendas on-line, é essencial que crie pelo menos um website bem apresentado, pois é muito comum os consumidores buscarem informações da empresa e de seus produtos por meio da internet, e eles desconfiam daquelas empresas que não têm página on-line.


Segundo os especialistas em marketing, o e-commerce tornou-se símbolo da modernidade e sinônimo de empresas que buscam sempre desenvolvimento e investimentos, visando o futuro.


 A Ebit constatou que os líderes de vendas na internet se encontram em categorias de produtos como: eletrodomésticos, informática, saúde e beleza, medicamentos, livros, assinaturas de revistas e mídias eletrônicas.



Vantagens do consumo virtual


Uma das vantagens do consumo virtual é a comodidade de não precisar sair de casa e ainda comprar produtos com a mesma qualidade da loja física, os quais, em muitos casos, são até mais baratos.


Apesar de ser um mercado com perspectivas promissoras, para que uma empresa atenda às exigências do e-commerce é necessário que ela compreenda como utilizar a instantaneidade da internet para satisfazer e conquistar os consumidores virtuais.


Para isso, a empresa deve estar atenta ao planejamento comercial e logístico, que abrange o bom atendimento ao cliente; o respeito aos prazos; o preço adequado; as formas de pagamento acessíveis etc. 


Ou seja, a empresa deve respeitar os direitos do consumidor!




Como as empresas devem lidar com reclamações?




A era da internet, assim como pode facilitar as relações entre fornecedores e consumidores virtuais, pode também prejudicar – e muito – a imagem de uma empresa. Afinal, o consumidor virtual também utiliza a rede para dar opiniões sobre os produtos ou serviços adquiridos.


 E quando dois consumidores insatisfeitos se encontram, seus comentários se espalham de forma imediata para um número ilimitado de outros possíveis consumidores, prejudicando a imagem da empresa.


Por isso, quando a reclamação existir, a empresa jamais deve ignorar!


O mundo da era digital requer muita atenção e respeito aos consumidores virtuais, que estão cada vez mais exigentes, conscientes e querem ser ouvidos. Por isso, a adoção de um posicionamento on-line requer preparo e amadurecimento por parte da empresa fornecedora.


Com as ferramentas interativas disponíveis, o mundo virtual é um mercado promissor para estimular o consumo, mas não se deve perder de vista que o poder desse mercado está nas mãos dos consumidores.


Ficou com alguma dúvida a respeito do consumo virtual e como você pode lidar com reclamações na sua empresa? A Zeno te ajuda! 


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