Saiba o que fazer para evitar cair em golpes

Última Atualização:
July 21, 2021

Hoje em dia, está se tornando cada vez mais comum a aplicação de golpes. E para piorar, os estelionatários estão cada vez mais criativos e desenvolvem técnicas mirabolantes para conseguir extorquir suas vítimas.


Neste artigo falaremos um pouco sobre como você pode se proteger de futuros golpes, e o que fazer caso caia em um deles. 



Entendendo o problema


Existem diversos tipos de golpes, e traremos mais artigos de casos específicos. Com os golpes sendo reformulados, e estando cada vez mais sutis, eis a pergunta que surge: como se manter protegido e evitar cair nesse tipo de situação?


De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), durante a pandemia ocorreu um aumento de 44% na aplicação de golpes financeiros.


A maior parte dos golpes segue o estilo phishing, onde a vítima é induzida a fornecer suas informações pessoais. Separamos 3 dicas para que você possa se manter protegido contra golpes e evitar prejuízos financeiros.



Cuidado com os seus cartões


Fique bem atento às questões de segurança de seus cartões. Procure dar preferência para cartões com chip. Embora eles não evitem a ocorrência de golpes, são muito mais seguros do que os cartões que pedem apenas a assinatura do portador.


Ainda, nunca entregue os seus cartões! Os bancos jamais irão pedir o seu cartão de volta, mesmo que esteja bloqueado ou inutilizado. 



Acompanhe seus SMS


Muitos bancos enviam SMS quando ocorre alguma tentativa de compra. Por isso, acompanhe sempre as mensagens enviadas, e se notar alguma compra estranha que você não tenha realizado, entre em contato imediatamente com o seu banco.



Preste atenção em e-mails e mensagens de bancos


Instituições financeiras não costumam enviar e-mails ou SMS, a não ser que você solicite. Então, fique muito atento com mensagens de bancos falando sobre sorteios, recadastramento e jamais clique em qualquer link que esteja disponível.



Caiu em um golpe? Saiba o que fazer!


Caso você tenha sido vítima de um golpe, o primeiro passo é contatar seu banco, caso o furto tenha sido feito através de seu cartão ou dados bancários. Informe o mais rápido possível à Instituição o que aconteceu para que você não tenha prejuízos maiores. Em seguida, faça um boletim de ocorrência e acione a justiça.


Sabemos o quanto esse processo pode ser cansativo e causar desespero. Nós podemos ajudá-lo a lidar com essa situação, sem que você precise se desgastar com tudo isso!


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