Tenho mais de 60 anos! Já posso ter minha Aposentadoria por Idade?

Última Atualização:
April 7, 2021

    A Reforma da Previdência de 2019 trouxe mudanças drásticas na aposentadoria dos trabalhadores brasileiros e, com o intuito de facilitar o entendimento, nós iremos esclarecer qual foi o resultado final da Aposentadoria por Idade! Lembrando que o que será dito só é de efeito imediato para aqueles que começaram a contribuir após a vigência da Reforma da Previdência.

    A modalidade de aposentadoria por idade é a aposentadoria concedida aos trabalhadores que atingiram a idade e o tempo de carência mínimos exigidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Depois da Reforma da Previdência, esses requisitos mínimos são: para os homens, chegar aos 65 anos de idade com pelo menos 20 anos de contribuição e, para as mulheres, chegar aos 62 anos de idade com pelo menos 15 anos de contribuição.


    A idade mínima para aposentadoria das mulheres antes da reforma era de 60 anos de idade, logo, esses 2 anos adicionais serão exigidos de forma gradual: agora, em 2021, o mínimo será 61 anos; em 2022, 61,5 anos e, a partir de 2023, 62 anos de idade.


E QUAL É O VALOR DESSA APOSENTADORIA?


    O valor da aposentadoria por idade sofreu grandes alterações e passou a ser calculado de acordo com a nova fórmula trazida pela Reforma da Previdência. Agora, é feita a média de todos os salários, o valor da aposentadoria será 60% dessa média somado a 2% multiplicado pelos anos que excedem o tempo mínimo de contribuição, sendo respeitado o limite máximo de 100%.


TODOS TÊM OS MESMOS REQUISITOS?


    Não! No caso de pessoas com deficiência leve, moderada ou grave as exigências são: para os homens, chegar aos 60 anos de idade com, no mínimo, 180 meses de carência e, para as mulheres, chegar aos 55 anos de idade com, também, pelo menos 180 meses de carência. Essas condições são igualmente válidas para os trabalhadores rurais.


    Qualquer que seja a situação, o ideal é consultar um especialista que oferecerá as orientações mais apropriadas para o seu caso!


QUERO UMA CONSULTA